quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Moda como profissão - parte I


Quando as pessoas conversam sobre Moda e falam que querem entrar no ramo, as outras logo pensam “ela vai desenhar roupas e costurar”, mas o que elas não sabem é que nesse meio existem várias opções de emprego, ou seja, você não vai necessariamente desenhar e abrir uma loja. Há muitas dúvidas que envolvem esse assunto, por exemplo, “Não sei desenhar NADA, e agora?” a gente te explica.

Estilista – É quem desenha a roupa, ou acessório, sapato etc. Também é chamado de designer , mas isso normalmente no exterior. Ah, e SIM, você tem que desenhar perfeitamente bem para exercer essa função, se não como as pessoas vão entender o que você quis passar com o desenho?


Modelista – Agora sim, não precisa saber desenhar, mas tem que ter coordenação, afinal é você quem vai fazer com que o desenho se materialize. Ou seja, o modelista recebe informações como, comprimento da roupa, tecido que vai ser usado, para fazer tudo ficar perfeito.


Stylist – É o profissional que coordena a parte da imagem, ou seja, pode trabalhar em diversas áreas, como, editoriais, propagandas, campanhas e desfiles. É ele que vai ser “o melhor amigo” do estilista, já que naquelas horas em que a roupa dá um probleminha é o stylist que vai estar lá com um alfinete para ajudar! Mas para seguir essa carreira, é preciso ser muito bom e aprender observando o trabalho daqueles que já estão a algum tempo na área.


Produtor de Moda – O produtor de moda é quem procura a melhor modelo para certa campanha/ensaio/desfile, vai atrás de locação, e às lojas para o stylist montar um look. Ou seja, o produtor e o stylist trabalham juntos e tem que se entender muito bem, para que o trabalho dê certo. Apesar que um bom stylist vai atrás de todas essas coisas junto com o produtor, certo?


Logo logo tem mais!

Um comentário:

  1. Nossa, tirou muitas dúvidas isso! agora já sei direitinho o que eu quero!

    ResponderExcluir

Oi, deixe sua opinião sobre o post!