quarta-feira, 7 de julho de 2010

Biografia da semana – Yves Saint Laurent

Yves Henri Donat Mathieu Saint Laurent (1º de agosto de 1936), nasceu na Argélia, e como sempre foi muito interessado por artes, se mudou para Paris em 1954 e logo começou a estudar na École de la Chambre Syndicate de la Haute Couture. Pouco tempo depois, Christian Dior ficou impressionado com um vestido que Yves fez, tanto que até ganhou um concurso internacional de moda.
 Com a morte de Christian, Yves Saint Laurent passou a ser o estilista da marca, tendo um grande sucesso com seu primeiro desfile em 1958. Porém 2 anos depois, a coleção que fizera não agradou ao público, então em 1961 ele e seu amigo Pierre Bergé, decidiram abrir uma grife com o nome “Yves Saint Laurent”, a partir desse momento esse nome entrou para história da moda, fazendo um grande sucesso com seu primeiro desfile de 1962.Seus desfiles eram conhecidos por tanta elegância e arte, tanto que em 1965, criou o vestido tubinho (que até hoje faz muito sucesso, por ser um ícone da moda), que foi inspirado em Piet Mondrian, um artista plástico.
Um ano depois, Yves abriu uma boutique de alta-costura de prêt-à-porter e ainda criou o smoking feminino (hoje virou peça-chave no guarda roupa feminino, e é difícil ver alguma que não tem um se quer), e terninhos com pantalona, porém na época era um verdadeiro absurdo uma mulher usar um blazer, só era usada por aquelas que queriam passar a imagem de poder, ou mesmo “não sou dona de casa”.
Em 1998, o estilista assinou os uniformes dos jogadores na copa do Mundo, sortudos não ?
Em 7 de janeiro de 2002, houve uma coletiva para anunciar que Yves Saint Laurent deixaria o mundo da Moda “Escolhi dizer hoje adeus a esta profissão que tanto amei” nas palavras do próprio. Então no dia 22 de Janeiro, houve o último desfile de alta-costura, mas como se fosse um revival de todas suas peças mais famosas, entre elas o “le smoking”, vestido tubinho e a Saharienne (jaqueta tipo safári). 
Saint Laurent faleceu em 2008, aos 71 anos. Apesar disso, ele conseguiu deixar sua mensagem, e sua marca na moda, que está em nossas cabeças até os dias de hoje.


“A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, eu estou aqui." Disse YSL


O vestido tubinho e o 1º smoking criado por Yves


“Chanel libertou as mulheres e Saint Laurent lhes deu o poder.” Pierre Bergé 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, deixe sua opinião sobre o post!